MISSÃO:
Promover a integração, fortalecer o relacionamento interpessoal, capacitar e equipar os diáconos e diaconisas do estado para o serviço do Reino de Deus.
VISÃO:
Conscientizar os Diáconos e Diaconisas quanto a relevância da função diaconal em um mundo em constante evolução. Treiná-los e capacitá-los de forma que possam auxiliar o Ministério Pastoral e a igreja local no cumprimento de sua missão de proclamar o Evangelho, cuidar da assistência social e da comunhão entre os membros
VALORES: Ética; Cooperação; Integridade; Disciplina;
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA O.D.B.E.S.P. ESTÁ FUNDAMENTADO EM 08 AÇÕES MACRO, QUE SERÃO EXECUTADAS E CUMPRIDAS AO LONGO DOS PRÓXIMOS 5 ANOS.
1) Continuar o cadastramento de todos os diáconos e diaconisas ora existentes no Estado de São Paulo fornecendo as carteiras de identificação eclesiástica;
Quem executa: Diretoria da ODBESP
Onde: Em todo o Estado de São Paulo
Como: O Cadastramento será feito através dos contatos diretos com os diáconos nas assembleias, congressos, simpósios reuniões locais e através de mala direta que será encaminhada a todas as Igrejas Batistas do Estado de São Paulo. As carteiras de identificação serão emitidas mediante solicitação dos diáconos interessados e que estejam rigorosamente em dia com as suas obrigações junto à organização
Hoje, são cerca de oito mil diáconos no estado de São Paulo. A ODBESP tem como objetivo cadastrar todo esse contingente e manter os dados de cada diácono em um Banco de Dados, de forma que facilite o acesso e a comunicação com cada um deles;
2) Integração e motivação dos diáconos e diaconisas do Estado;
Quem executa: Diretoria da ODBESP
Onde: em todas as igrejas do estado.
Como: Através de palestras, treinamento, capacitação e simpósios.
Quando: em todo tempo enquanto existir a ODBESP.
Uma vez realizado o cadastramento, ações tais como, congressos, simpósios, encontros regionais, acampamentos, etc., serão implementados e realizados em todo o estado, visando a integração, a motivação e a troca de experiências entre os diáconos;
3) Conscientização da relevância do ofício diaconal na igreja;
Quem executa: A ODBESP em parceria com os pastores das igrejas.
Onde: em todas as igrejas.
Como: através de palestras, simpósios e encontros regionais e locais.
Quando: até que todos estejam conscientes de suas atribuições e responsabilidades diante de Deus e da Igreja.
Hoje, um número considerável de diáconos, principalmente os mais idosos, estão desmotivados e têm estado isolado em suas igrejas sem receber nenhum apoio ou incentivo por parte da liderança local. Considerando que o diaconato é uma instituição bíblica e que, pelas suas próprias características, pode cooperar de forma significativa com o crescimento, desenvolvimento e o equilíbrio emocional da igreja, serão implementadas ações visando a conscientização do diácono com referência ao serviço que ele pode prestar.
4) Incentivar o jubilamento dos diáconos e diaconisas mais idosos
Quem executa: a Igreja local em parceria com a ODBESP.
Onde: em todas as igrejas.
Como: através de reuniões entre os ministérios diaconais locais, os pastores e os diáconos que não apresentam mais condições físicas
para a permanecerem prestando serviço à igreja.
A ODBESP incentivará e apoiará as igrejas no que se refere à renovação do quadro diaconal local, com jubilamento dos diáconos mais idosos que já não apresentam condições físicas para o exercício do diaconato, e incentivará a consequente indicação e escolha de novos diáconos, de forma que esses diáconos mais jovens, com maior vigor físico, treinados e capacitados, possam dar uma maior parcela de cooperação para o crescimento e desenvolvimento da igreja local.
5) Treinamento e capacitação para todos os diáconos e diaconisas do estado.
Quem executa: A Diretoria da ODBESP em parceria com a igreja local.
Onde: nas 43 associações ora existentes no estado.
Como: através de cursos específicos para formação e capacitação de diáconos.
Quando: Permanentemente
Será disponibilizado material especifico para treinamento e capacitação de todo o contingente diaconal ora existente no estado de São Paulo, de forma que os diáconos possam desenvolver as suas atividades com segurança, sem conflitos internos na igreja, aplicando os princípios bíblicos neo-testamentários. Esse material e os preletores para ministração dos treinamentos serão colocados à disposição das igrejas, principalmente aquelas que estão em processo de crescimento e desenvolvimento, que não dispõem desses recursos em sua estrutura interna.
6) Realização de congressos estaduais e regionais, nos próximos cinco anos
Quem executa: As Diretorias da ODBESP e as Diretorias das Subsecções.
Onde: em locais preestabelecidos e nas sedes das subsecções.
Como: com a participação de oradores e preletores previamente convidados para desenvolverem temas específicos e com uma programação que seja atraente aos participantes.
Nos meses de outubro, nos próximos cinco anos, visando o crescimento, a ampliação da visão e a troca de experiências entre os diáconos, serão realizados 5 congressos estaduais, em cidades que serão definidas posteriormente, visando atender os diáconos e diaconisas de todo o estado. A ODBESP também incentivará e apoiará a realização de congressos e simpósios regionais.
7) Promover o envolvimento dos diáconos com a área de Assistência Social
Quem executará: A Diretoria da ODBESP em parceria com as Diretorias das subsecções.
Onde: Nas igrejas locais e nas 43 associações existentes no estado.
Como: através da aproximação com as entidades assistenciais locais.
Quando: enquanto existir a ODBESP.
A ODBESP incentivará os diáconos e diaconisas a se envolverem nas áreas de Assistências Sociais, apoiando o trabalho que vem sendo desenvolvido por entidades assistenciais como o Lar Batista de Crianças, o Recanto dos Avós e entidades locais, seja participando dos Conselhos de Planejamento ou atuando diretamente nessas instituições.
8) Promover o envolvimento dos diáconos e diaconisas nas áreas de evangelismo
Quem executará: A Diretoria da ODBESP em parceria com as Diretorias das subsecções.
Onde: Nas igrejas locais e nas 43 associações existentes no estado.
Como: através da aproximação com as áreas de evangelismo da CBESP
Quando: enquanto existir a ODBESP.
A ODBESP incentivará os diáconos e diaconisas a se envolverem nas áreas de Evangelismo da CBESP, apoiando o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo CAM e pelas igrejas locais, seja participando dos Conselhos ou atuando diretamente nessas áreas. Serão direcionados esforços visando um maior envolvimento dos diáconos e diaconisas do estado no programa de radio que é veiculado semanalmente e mantido financeiramente pela ODBESP.
São Paulo, 18 de outubro de 2017.
Cilas Alves
Presidente da ODBESP